É falso que o registro da primeira pessoa a receber a vacina Pfizer foi feito em outubro


Por Luiz Fernando Menezes

11 de dezembro de 2020, 14h24


Não é verdade que em outubro tenham sido mostradas nesta semana as imagens da primeira pessoa a receber a vacina Pfizer contra a Covid-19, conforme afirmam postagens nas redes sociais (veja aqui). O vídeo que consta na reportagem da CNN citado pelos posts, porém, não foi publicado junto com ele, há cerca de dois meses: é uma galeria inserida em várias reportagens do site e mostrando os registros mais recentes sobre a pandemia, constantemente atualizados .

A desinformação circulou inicialmente em inglês e espanhol antes de vir para o Brasil. Aqui, foi divulgado principalmente no WhatsApp, onde foi sugerido pelos leitores do Os fatos como cheque (inscreva-se aqui). Também aparece em postagens do Facebook que acumularam centenas de compartilhamentos até a tarde desta sexta-feira (11). Todos foram marcados com o selo FALSE na ferramenta de verificação de rede social (veja como funciona).


FALSO

A primeira mulher a receber a vacina corona ontem (8 de dezembro de 2020) também foi filmada recebendo a injeção em 22 de outubro de 2020. A mesma roupa, a mesma enfermeira, a mesma sala, a mesma cadeira e o mesmo ângulo de câmera.

Circula nas redes sociais uma mensagem que diz que o registo da primeira mulher no Reino Unido a receber a dose de imunização contra a Covid-19 produzida pela Pfizer já teria aparecido em relatório publicado pela CNN em outubro. A mensagem ainda tem links para uma reportagem da emissora americana para provar que a foto da mulher idosa sendo vacinada seria antiga. A afirmação, entretanto, é FALSA.

Ao acessar o referido relatório, intitulado “Falha na resposta da Covid-19 nos Estados Unidos resultou em 130.000 a 210.000 mortes evitáveis, revela relatório”, publicado em 22 de outubro, é possível verificar a confusão gerada pelas postagens. Os assuntos de CNN vêm acompanhados de uma galeria de vídeos sobre a pandemia que é constantemente atualizada e, por isso, o registro da mulher idosa sendo imunizada aparece entre os vídeos sugeridos até mesmo nas publicações mais antigas do site.

Isso, porém, não significa que as imagens da vacinação tenham sido registradas em outubro. Na verdade, o vídeo foi publicado no dia 8 de dezembro, mesma data em que Margaret Keenan, a mulher de 90 anos que aparece na gravação, recebeu a primeira dose da vacina Pfizer no mundo.

A mesma galeria pode ser encontrada em outros relatórios de CNN sobre a Covid-19, tanto em publicações recentes quanto mais antigas. A inserção de galerias de fotos ou vídeos com atualização automática é um recurso utilizado em sites de notícias (aqui, por exemplo) como forma de levar mais informações ao leitor sobre um determinado assunto.

finalmente, o Os fatos realizou uma busca reversa em várias imagens a partir do momento em que Keenan é vacinado (aqui, aqui e aqui) e nenhuma delas foi publicada antes de 8 de dezembro.

O artigo de desinformação circulou pela primeira vez em inglês e espanhol e foi negado por Politifact, dá AAP e a Droga. No brasil, o AFP que verificamos também publicou um cheque sobre o assunto.

Referências:

1 CNN (Fontes 1, 2, 3 e 4)
dois. BBC Brasil

3 – G1

4. TinEye (Fontes 1, 2 e 3)